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COMO TROCAR O PNEU DO CARRO SEM SUSTOS

Procedimento fica mais seguro seguindo algumas táticas simples

Fonte: https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2020/06/como-trocar-o-pneu-do-carro-sem-sustos.html

por RODRIGO RIBEIRO

07/06/2020 09h34 - atualizado às 09h34 em 07/06/2020

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DEVE-SE RODAR O MÍNIMO E O MAIS DEVAGAR POSSÍVEL COM O PNEU FURADO (FOTO: THINKSTOCK) 

Ninguém gosta de ter um pneu furado, e muito menos, trocá-lo. Mas se o seu carro não tiver tecnologia run-flat ou kit de reparo, essa é uma tarefa inevitável.

A grande maioria das seguradoras oferece esse serviço gratuitamente, mas nem todo mundo conta com apólice ou está disposto a esperar a chegada de ajuda. Aprender a trocar um pneu te dará agilidade e é uma mão na (chave de) roda para quem prefere não ter ajuda de desconhecidos.

A seguir elencamos os procedimentos básicos para trocar o pneu da maioria dos carros:

 1 - Pare em um local seguro

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O VEÍCULO DEVE SER LEVADO A UM LUGAR SEGURO, SEMPRE NA BORDA DA VIA (FOTO: RODRIGO RIBEIRO)

 Se for possível, estacione o veículo em um local afastado de onde os carros estão passando. Prefira áreas iluminadas, planas e com espaço livre ao redor do automóvel. Não se esqueça de ligar o pisca-alerta.

Se houver outras pessoas no carro, peça para que elas saiam do veículo e fiquem em lugar seguro. Se isso ocorrer na estrada, o melhor local é fora do acostamento, atrás do guard-rail ou mureta (se houver).

Quando não houver alternativa segura para os ocupantes fora do veículo, eles devem ficar sentados com os cintos de segurança afivelados. Isso garante proteção a eles caso, por exemplo, outro veículo bata no seu.

 2 - Pegue o triângulo e sinalize a via atrás do veículo

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O TRIÂNGULO DEVE FICAR AFASTADO DO CARRO. QUANTO MAIS RÁPIDA A VIA, MAIS LONGE ELE DEVE SER POSICIONADO (FOTO: RODRIGO RIBEIRO)

 O triângulo reflexivo é um item de segurança essencial para paradas emergenciais e seu uso é obrigatório. A distância dele do carro vai de acordo com a velocidade da via onde você está: quanto mais rápida, mais longe ele deve ser colocado. O ideal é que ele fique a pelo menos 30 metros do veículo.

Se o carro estiver após uma curva ou em um ponto cego, também é possível usar galhos pequenos na via — nunca pedras! — para indicar aos outros motoristas a presença de um veículo parado à frente.

 3 - Localize o estepe, macaco e chave de roda

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ESTEPE, MACACO E CHAVE DE RODA GERALMENTE FICAM SOB O PORTA-MALAS (FOTO: RODRIGO RIBEIRO)

 Geralmente esses equipamentos ficam próximos, no porta-malas. Mas o local varia. Na dúvida, procure no manual do proprietário.

Vale lembrar que alguns modelos exigem alguns equipamentos extras, como pinça para remover o protetor dos parafusos, chave para soltar parafusos anti-furtos e pino guia para sustentar a roda durante a troca.

Neste caso, leia atentamente o manual de instruções para seguir os procedimentos específicos de cada fabricante.

 4 - Afrouxe os parafusos

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 OS PARAFUSOS DEVEM SER DESAPERTADOS ANTES DE ERGUER O VEÍCULO (FOTO: ALLYNE ANTONI)

 Com o veículo ainda no chão, solte um pouco os parafusos da roda. Para quem tem menos força uma dica é encaixar a chave de roda nos parafusos e subir com um dos pés em cima dela, usando progressivamente seu peso para afrouxá-los.

Se apoie no carro enquanto faz isso e não pule, para evitar que a chave se solte e você caia.

 5 - Levante o veículo

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NORMALMENTE UM PEQUENO TRIÂNGULO IDENTIFICA ONDE O MACADO DEVE SER POSICIONADO (FOTO: RODRIGO RIBEIRO)

 Posicione o macaco no ponto de fixação indicado mais próximo da roda que será trocada. Normalmente esse local é identificado por um triângulo na parte inferior da carroceria ou uma reentrância no assoalho. Na dúvida procure no oráculo: o manual de instruções do veículo.

Com o carro com o freio de mão acionado, câmbio em P ou com uma marcha engatada, comece a levantar o veículo. Como o pneu estará murcho é preciso levantar alguns centímetros extras mesmo após a borracha descolar do asfalto. Sem isso, o estepe cheio não terá espaço para entrar. 

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COLOQUE O ESTEPE SOB O CARRO PARA EVITAR ACIDENTES CASO O MACACO SE SOLTE (FOTO: ALLYNE ANTONI)

 Depois que o veículo estiver levantado, coloque o estepe abaixo da carroceria, próximo ao macado. Ele servirá de calço caso o veículo caia e, além de evitar acidentes graves, ajuda  proteger o carro se o macaco se soltar.

 6 - Solte os parafusos e troque os pneus

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 AO REMOVER A RODA, CUIDADO PARA QUE ELA NÃO CAIA SOBRE O DISCO (OU TAMBOR) DE FREIO (FOTO: ALLYNE ANTONI)

 Termine de soltar os parafusos, coloque-os em um local próximo e tire o pneu furado. Ao pegar o estepe, coloque o pneu furado abaixo do carro, para garantir uma proteção extra a você e seu veículo.

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ANTES DE COLOCAR O ESTEPE, INVERTA E DEIXE O PNEU FURADO SOB O CARRO (FOTO: ALLYNE ANTONI)

 A colocação do pneu novo é mais complexa, pois ele estará mais pesado. Muitos carros possuem pequenas guias no centro do tambor ou disco para que a roda fique apoiada, mas outros demandam a colocação de um pequeno pino guia temporário para facilitar a tarefa. Este é o caso, por exemplo, do Renault Kwid.

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PODE SER NECESSÁRIO SEGURAR O ESTEPE COM UMA MÃO ENQUANTO COLOCA O PRIMEIRO PARAFUSO COM A OUTRA (FOTO: ALLYNE ANTONI)

 7 - Aperte os parafusos

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APERTAR OS PARAFUSOS EM FORMATO DE CRUZ (OU ESTRELA) É ESSENCIAL PARA GARANTIR A BOA FIXAÇÃO (FOTO: ALLYNE ANTONI)

 Faça o primeiro aperto das porcas com as mãos. Quando for usar a chave de boca para terminar o aperto, porém, aperte as porcas em formato de cruz. Imagine que os quatro parafusos estão dispostos como em um relógio. Então, aperte o que estaria nas 12 horas, depois o das 6h, o das 3h e, por último, o das 9h.

Esse método garante a fixação ideal da roda e evita possíveis empenamentos, quando o metal é entortado por conta da pressão desigual provocada pelas porcas.

 8 - Desça o carro

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O MACACO DEVE SER ABAIXADO ATÉ SE SOLTAR COMPLETAMENTE DA CARROCERIA (FOTO: ALLYNE ANTONI)

 Retire o pneu furado que estava como apoio e desça lentamente o veículo até que o macaco se solte totalmente do assoalho.

Este é o momento para fazer o último aperto nas porcas, mas não caia na tentação de subir na chave de roda. Se o torque for exagerado, as roscas podem espanar ou até quebrar. Use a força dos próprios braços.

 9 - De volta para a pista

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NORMALMENTE É POSSÍVEL GUARDAR O PNEU FURADO PROVISORIAMENTE NO LOCAL DO ESTEPE (FOTO: ALLYNE ANTONI)

Guarde o pneu furado no lugar do estepe, armazene os equipamentos e retire o triângulo e outros objetos que você possa ter deixado na via.

Não se esqueça que, mesmo se o estepe tiver as mesmas medidas dos outros pneus, ele deve ser usado temporariamente. Usar um pneu mais novo que os outros três altera o comportamento do carro e pode provocar acidentes.

Quando for levar o carro na borracharia, certifique-se que a roda original tenha seus parafusos apertados com o torque específico indicado pela fabricante no manual de instruções.

Este número geralmente é acompanhado pela sigla Nm (Newton-Metro) e garante que a roda está presa com a pressão ideal.

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