Frete Gratis Frete Grátis Para os estados do RJ e ES Ate 6x Sem Juros Até 6x Sem Juros no Cartão Compromisso Pague com Pix Ganhe Desconto clube-manaus Manaus Mais O Clube do Caminhoneiro

15 carros mais resistentes para estrada de terra

WebMotors - 16/06/2020

Separamos veículos para encarar trilhas pesadas e também modelos urbanos que permitem aquela fugida para o sítio

Carros mais resistentes para estrada de terra : eis uma parcela do mercado automobilístico que cresce significativamente. Feito principalmente para os apaixonados por aventura, o nicho off-road – ou fora da estrada – produz carros capazes de atravessar terrenos hostis, o que enche os olhos!

E não sem razão, já que esses carros resistentes têm visual imponente, porte mecânico, estrutura robusta, pneus grande que o convidam à lama e, claro, a própria aura que os envolvem: a da liberdade de poder trafegar em qualquer terreno.

Mas para quem são os carros off-roads?

Para todos aqueles que adoram ralis e trilhas – ou tudo que envolve esse lifestyle –, ou simplesmente para quem opta por sair da cidade em viagens rápidas por zonas rurais ou praianas. E tem morador de regiões com estrada de terra que depende do uso de veículos resistentes para trabalhar.

Porém, a beleza desses carros é que não existe regra para seu uso: são robustos, trazem performance na direção e, por essas e outras razões, são perfeitos para todos aqueles que se identificam com essa carroceira.

E quem pode dirigir um carro 4x4?

Dirigir carros 4x4 pode ser uma tarefa difícil, no começo, para quem for fazer trilha. Precisa, sim, de habilidades específicas — que podem ser adquiridas em cursos práticos, leitura de manuais e tal.

O mais importante, que vale sempre ressaltar aqui, é que a estrada não é lugar para despreparo, improviso ou até negligência. Por isso, caso ainda não se sinta pronto, vale treinar, antes, em estradas asfaltadas mesmo. Mas treinar com essas potências não é nenhum sacrifício, não?

O que faz o carro ser resistente para estrada de terra?

Quem gosta desse tipo de aventura procura por veículos com suspensão mais resistente para estrada sem asfalto. Normalmente, importam-se mais com robustez e durabilidade. O primordial é andar bem por terrenos não pavimentados.

Logo, é preciso que esses carros tenham:

  • suspensão propícia
  • motor com força em baixos giros
  • tração nas quatro rodas com reduzida
  • estribos laterais
  • quebra-mato no para-choque
  • pneus de uso misto
  • prancha para desatolar e cinta de reboque
  • airbags frontais e laterais
  • sensores de capotamento
  • sistema de resposta de segurança para: abrir portas, desligar o combustível, acender as luzes em sinal de perigo

Além dos itens básicos de segurança do veículo, como: santantônio (no caso de picapes), cinto de segurança de três a quatro pontos, triângulo, macaco, entre outros. Santantônio é aquela peça que fica entre a cabine e a carroceria e funciona como suporte para amarrar cargas, instalar faróis e ainda protege a carroceria e os vidros.

Quais os carros mais resistentes na terra?

Os modelos mais resistentes nesta categoria costumam ser o veículo dos sonhos dos aventureiros, mas nem sempre estão ao alcance de todos os bolsos. São eles:

Toyota Hilux

A é um sonho para todos que desejam de aventurar nas estradas de terra. Suas novas versões ainda vêm com uma reformulação na suspensão e molas, o que promete deixar a viagem mais confortável para quem anda nos bancos traseiros. Recentemente, a picape estreou uma .

Suzuki Jimny

Se esse jipe pudesse escolher um lar, com certeza seria terra, pedra, areia! O tem suspensão específica para o off-road e bom vão livre do solo, que reduz impactos e traz robustez, ao mesmo tempo. O modelo acaba de ganhar nova geração ( ), mas a antiga - e igualmente robusta - em Catalão (GO).

Jeep Compass

Além de unir sofisticação e design mais agressivo, o é um dos SUVs ótimos para a cidade e para a terra, justamente pela sua altura, sistema de tração e capacidade off-road. Os pneus largos ajudam em pistas lisas ou molhadas, o que traz muita praticidade para as surpresas que toda aventura reserva.

Mitsubishi L200

Se quer um carro que combine mais com off-road do que até mesmo com a cidade, a é a ideal. Além de trazer o esperado conforto e performance nas estradas, o destaque vai para a altura em relação ao solo, os bons ângulos de ataque e o know-how 4x4 da marca japonesa. Recentemente, o modelo justamente em homenagem aos ralis.

Ford Ranger

Para qualquer aventura, a é sempre uma dica boa: robusta, com bom acerto de suspensão, capacidade de rodar por trechos alagados e rodar sólido. O acabamento é simples, mas a potência e o torque em baixos giros garantem a travessia. A picape média da Ford até ganhou uma ,

Jeep Renegade

Chegou outro dia, mas meio que já virou tradição no Brasil. Um dos SUVs mais vendidos do país, tem nas suas versões com motor turbodiesel e tração 4x4 uma opção com bom custo/benefício para os trilheiros de plantão. A .

Land Rover Defender

Resistência e força definem o . Com capacidade de carga e de tração excepcionais, o jipão da marca inglesa é uma referência quando o assunto é off-road. É quase um tanque de guerra. O modelo tradicional hoje só é encontrado como seminovo, mas a Land já lançou , que chegará ao Brasil até o fim de 2020.

Troller T4

Apesar de não ser a melhor escolha para o asfalto, a potência e versatilidade do podem convencer muitos a comprá-lo apenas para uma viagem no fim de semana. Seja na terra, areia ou lama, o jipinho cearense promete segurança e muita diversão! Modelo com o - até então - inédito câmbio automático.

Carros "civis" resistentes

Antes de mais nada, um alerta: os modelos aqui não são destinados para um fora de estrada ou trilha. Eles passam a ideia de liberdade e facilitam, sim, viagens em trechos de terra e pouca lama, como aquela estradinha para o sítio - por isso, são chamados de aventureiros ou de off-road light.

Geralmente, encaram melhor aventuras de risco baixo graças à suspensão elevada e reforçada, e aos pneus de uso misto. Alguns SUVs desta lista também oferecem versões com tração 4x4. O melhor de tudo é que esses carros são versáteis, e rodam bem no asfalto e na terra sem cobrarem o mesmo que a turma aí de cima.

Renault Duster

Melhor custo-benefício na categoria, o passou por uma em março de 2020. Oferece bons ângulos de entrada e saída, tem proteção na lataria, suspensão robusta e espaço interno superior ao de rivais com o mesmo preço.

Ford EcoSport

Campeão de vendas e um dos pioneiros dos SUVs urbanos, também se vale de excelente custo-benefício. Se destaca ainda pelos equipamentos, de acordo com a versão: o é vendido com direção elétrica, sete airbags e até opção de tração integral.

Renault Kwid

Renault Kwid é um subcompacto com bom vão livre do solo para a buraqueira urbana. E só.

Compacto e acessível, o não é o SUV que a Renault tenta dizer que é, mas o subcompacto tem altura em relação ao solo de 18 cm e boa angulação de entrada e saída. Nada mal para aventuras nas esburacadas ruas das grandes cidades.

Fiat Palio Weekend Adventure

Palio Weekend Adventure saiu de linha, mas continua como boa opção para quem quer um aventureiro light.

Projetado para estradas de terra, a durou 23 anos e com sua proposta crossover. Oferece porta-malas espaçoso, pneus de uso misto e suspensão elevada. Os modelos com Locker têm um recurso interessante para uma eventual atolada leve na terra: o bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro.

Ford Ka Freestyle

Freestyle segue a receita dos demais hatches aventureiros: motor eficiente, bom vão livre do solo, rodas de liga leve, pneus de uso misto e suspensão traseira mais firme e elevada. O modelo tem opção de câmbio automático e .

Fiat Doblò Adventure

O minifurgão (ou multivan) resiste no tempo, mas é ideal para famílias, já que transporta até 665 litros no porta-malas e sete pessoas em seu interior. A altura em relação ao chão da versão Adventure - agora, só como seminovo - é de 22 cm. Tinha também pneus de uso misto, sistema Locker e suspensão reforçada.

Volkswagen Saveiro Cross

Volkswagen Saveiro Cross chama a atenção pela boa dirigibilidade e dimensões compactas.

A tem estabilidade, excelente dirigibilidade e segurança. Além do mais, em sua versão Cross, a picape compacta é vendida com cabine dupla e em seu nível de equipamentos mais completo: tem controles de estabilidade e de subida, ar, trio elétrico e a receita de bolo dos aventureiros: estribos, pneus de uso misto e suspensão elevada.

Quer um carro para se aventurar mais?

E aí? O seu espírito de aventura foi despertado? Que tal dedicar uns minutinhos para conferir carros resistentes acessíveis para você começar logo um novo estilo de vida? No nosso você ainda encontra a ficha técnica com mais detalhes dos modelos e, para encontrar o off-road dos sonhos, vale conferir o nosso portal !

Aguarde...

ou
ou