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Chico da Boleia - 05/02/2021
Rodrigo Alonso contou sobre a atuação do grupo no Brasil e o investimento em tecnologia, que garante produtos de alta qualidade e performance
Com mais de 100 anos de atuação no mercado, as operações comerciais da Sumitomo Rubber, proprietária das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo, se iniciaram em 2012 no Brasil e, já no ano seguinte, foi inaugurada a fábrica de pneus de passeio. O processo de ampliação da produção aconteceu rapidamente e em menos de dois anos a empresa já produzia pneus de carga.
Em entrevista a redação do Chico da Boleia, Rodrigo Alonso, Gerente Sênior de Vendas e Marketing da Sumitomo Rubber do Brasil, conta que a fábrica, localizada no Paraná, é considerada a mais moderna do grupo. “Com isso, conseguimos disponibilizar no mercado brasileiro pneus feitos com tecnologia de última geração. A principal delas é a tecnologia TAIYO (Sun) System, que produz pneus por sistema de fabricação sem emendas nas partes de borracha, o que garante produtos mais uniformes e proporciona mais conforto, estabilidade e menor consumo de combustível para os clientes”.
– O módulo de pneus para caminhões no Brasil é a primeira fábrica da Dunlop no mundo a produzi-los exclusivamente com essa tecnologia, utilizando a nova geração da TAIYO (Sun) System, então sua inauguração foi um marco para o grupo como um todo – destaca o representante.
Com relação a linha de produtos comercializada no Brasil, a Dunlop trabalha atualmente com pneus de passeio, SUVs, pick-ups, vans, caminhões e ônibus e a marca Sumitomo trabalha apenas com passeio. Já a marca Falken trabalha com um foco maior em pneus para off-road, pick-ups e pneus de passeio UHP (Ultra High Performance).
– Atualmente, contamos com 11 modelos diferentes para a linha pesada. Dentro desses modelos, conseguimos atender diferentes tipos de aplicações para o segmento de caminhões, atendendo esse público com pneus de aplicação regional/rodoviária, urbano ou uso misto, para eixo direcional ou de tração – explica Alonso.
Todos os pneus são desenvolvidos pensando em oferecer excelente qualidade para o consumidor. Durante o processo de desenvolvimento, a SRB avalia precisamente a pressão e o formato da área de contato do pneu com o solo em todas as fases da sua vida útil. Isso só é possível por meio de métodos avançados de análise. Esta informação é então utilizada para determinar as dimensões e perfil adequados da banda de rodagem, resultando em pneus com maior qualidade e durabilidade, perfeitos para sua aplicação proposta.
– Todos os pneus produzidos pela SRB, por possuírem a tecnologia TAIYO (Sun) System e não terem emendas nas partes de borracha do pneu oferecem ao usuário final um produto com nível de vibração 30% menor, além de apresentar um balanceamento 50% superior a pneus produzidos através do sistema convencional, com emendas – ressalta Rodrigo.
Atuação no mercado brasileiro
A Sumitomo Rubber do Brasil comercializa suas marcas aos seus distribuidores e é através deles que os produtos chegam ao consumidor final. Com isso, a marca Dunlop está disponível em todo Brasil.
Alonso conta que, atualmente, o grupo possui 30 Truck Centers da marca Dunlop espalhados pelo país e está trabalhando em um novo modelo de negócio, que são as lojas containers da Dunlop. “Esse projeto proporciona o aumento da capilaridade em pontos de venda da marca de pneus para veículos pesados e oferecerá comodidade e segurança ao caminhoneiro para acesso aos produtos da marca, evitando deslocamentos desnecessários ao motorista para comprar pneus fora de sua rota original. Já foram dois contêineres inaugurados e seguiremos com a expansão desse tipo de loja”.
Preocupação com o meio ambiente
A Sumitomo Rubber do Brasil busca continuamente tornar-se uma empresa que contribua para a concretização de uma sociedade sustentável. Para esta conquista, um dos objetivos é aprimorar as atividades de meio ambiente e elevar a consciência dos colaboradores. “O compromisso da SRB com o tema permitiu que fossemos certificados pela ISO 14001, norma aceita internacionalmente que define os requisitos para colocar um sistema da gestão ambiental em vigor”, diz Rodrigo.
Em relação aos cuidados no processo produtivo, podem-se destacar dois pontos:
Reaproveitamento de Água – o grupo conta com uma estação que realiza o tratamento de 100% do efluente doméstico da fábrica e, desde setembro de 2020, começou a trabalhar também com um sistema de reaproveitamento do efluente através de osmose reversa, que permitirá reutilizar 50% do efluente gerado no processo produtivo.
Preservação ambiental – as tecnologias empregadas na fábrica no Brasil garantem uma expulsão mínima de gases poluentes no processo de fabricação dos pneus. Além disso, a fábrica da Sumitomo Rubber do Brasil envia apenas o mínimo de resíduos para aterros e está à procura de novos parceiros e tecnologias para atingir o “Aterro Zero”, reforçando o compromisso da empresa com a preservação do meio ambiente.
– Assim como todos os associados da ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), a SRB participa da Reciclanip, iniciativa considerada uma das maiores da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo, também conhecida como logística reversa. Com o apoio das associadas, a entidade faz a coleta e o devido descarte dos pneus inservíveis em todo o país – conclui Alonso.
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