Frete Gratis Frete Grátis Para os estados do RJ e ES Ate 6x Sem Juros Até 6x Sem Juros no Cartão Compromisso Pague com Pix Ganhe Desconto clube-manaus Manaus Mais O Clube do Caminhoneiro

Sumitomo desenvolve tecnologia de detecção de desgaste

54 PSI - 13/02/2021

13 de fevereiro de 2021

Com base nas capacidades de seu sistema de monitoramento de pneus Sensing Core, a Sumitomo Rubber Industries introduziu uma nova tecnologia para permitir a avaliação do desgaste da banda de rodagem.

Sistema calcula a rigidez da banda de rodagem e a velocidade de rotação das rodas para determinar a profundidade de sulco dos pneus. Fonte: divulgação.

O sistema já está equipado para registrar a pressão dos pneus, carga e condições da estrada, no entanto, ao coletar dados como velocidade de giro das rodas, carga do motor e outros parâmetros dos sistemas de um veículo, a Sumitomo diz que agora é capaz de calcular os níveis de desgaste dos pneus.

A empresa japonesa de pneus e borracha observa que o desenvolvimento é baseado em software e, como tal, não requer o uso de sensores adicionais além daqueles com os quais seus pneus e a maioria dos veículos já estão equipados. Usando algoritmos de processamento, juntamente com filtros digitais, para verificar os sinais de velocidade da roda a partir do pneu (em vez dos sensores do veículo), o sistema é capaz de determinar a rigidez da banda de rodagem, que varia ao longo do tempo, dependendo dos níveis de desgaste. A produtora afirma que só consegue isso graças aos “abrangentes dados” sobre seus pneus, pois o processo depende da caracterização precisa de cada modelo e tamanho de pneu.

Equipado com esses dados, o sistema pode alertar os motoristas sobre necessidade de rodízio e troca dos pneus e, graças aos dados armazenados na nuvem, os gestores de frota também podem ser informados das condições para facilitar a manutenção preventiva.

Aguarde...

ou
ou