Frete Gratis Frete Grátis Para os estados do RJ e ES Ate 6x Sem Juros Até 6x Sem Juros no Cartão Compromisso Pague com Pix Ganhe Desconto clube-manaus Manaus Mais O Clube do Caminhoneiro

Nova tecnologia possibilita a geração de energia elétrica no interior dos pneus

Chico da Boleia - 21/06/2021


Nova tecnologia possibilita a geração de energia elétrica no interior dos pneus.

Grupo Sumitomo Rubber e a Universidade de Kansai trabalham em conjunto para obter aplicações práticas para essa nova inteligência.

Sumitomo Rubber Industries tem trabalhado junto com o professor Hiroshi Tani, da Universidade de Kansai, em uma pesquisa que visa desenvolver uma nova tecnologia que pode gerar energia elétrica a partir da rotação de um pneu, através da instalação de um dispositivo (coletor de energia*1) dentro do pneu para aproveitar a eletricidade estática que é gerada internamente durante a rotação.

O Grupo Sumitomo Rubber anuncia que a pesquisa alcançou o resultado esperado ao permitir o fornecimento de energia a um sensor periférico de pneus sem o uso de baterias. Esse avanço foi alcançado graças a função de carga adicionada no coletor de energia, bem como a otimização das estruturas e materiais envolvidos na coleta de carga de fricção, o que melhora muito a produção gerada.

Com essa última descoberta, o Grupo desenvolveu um sistema integrado que usa a eletricidade gerada pelo coletor de energia para carregar um circuito de controle de força, que por sua vez ativa e fornece energia para um sensor externo. O teste mais recente mostrou que um pneu rodando a uma velocidade de 50km/h, produz mais de 800µW de potência através desse sistema, o que é suficiente para ativar um sensor externo e alcançar uma transmissão contínua.

O Grupo Sumitomo Rubber está ativamente engajado em uma ampla pesquisa e desenvolvimento como parte do seu “SMART TYRE CONCEPT” (Conceito de Pneu Inteligente), um conceito visionário para o desenvolvimento de novas tecnologias para pneus e serviços periféricos, através do qual pretende responder melhor às necessidades de CASE (Conectado/Autônomo/Compartilhado/Elétrico), MaaS (Mobilildade como um Serviço) e outras inovações importantes que já estão transformando a indústria automotiva.

Uma das principais chaves do “Conceito de Pneu Inteligente” são os esforços contínuos do Grupo para fornecer serviços de soluções que efetivamente transformam pneus em sensores (ou seja, a Tecnologia Sensing Core, tecnologia própria do Grupo). Porém, a vida limitada da bateria do sensor tem sido um dos maiores obstáculos para tornar a tecnologia de sensor dos pneus uma realidade. Oferecendo uma solução efetiva para superar esse obstáculo, a Tecnologia de Geração de Força Interna dos Pneus representa um grande passo em direção ao alcance de aplicações práticas para a Tecnologia Sensing Core.

Esse projeto foi selecionado pela Agência de Tecnologia e Ciência do Japão (JST) para receber Suporte no Estágio II (Tipo de Desenvolvimento de Semente) sob o Programa A-STEP*2 em outubro de 2019, e assim o Grupo avança com essas pesquisas e desenvolvimento de atividades com o apoio do JST desde então.

O Grupo Sumitomo Rubber continuará trabalhando e se empenhando para contribuir no desenvolvimento de uma Sociedade de Mobilidade mais segura, proporcionando maior tranquilidade para todos, tudo baseado em seu slogan de “Pneus – Conectando-se com Veículos, Conectando-se com Pessoas, Conectando-se com a Sociedade”.

*1. Coleta de energia é uma tecnologia que captura, coleta e aproveita a energia do ambiente, é um termo para luz, vibração, calor e outras formas de energia que estão presentes em quantidades mínimas ao nosso redor. A energia do ambiente simplesmente é desperdiçada se não recolhida.

*2. A-STEP (Programa de Transferência de Tecnologia Adaptável e Contínua através de P&D orientada ao objetivo) é um programa que apoia a pesquisa e o desenvolvimento conjunto entre a academia e a indústria, e particularmente projetos que visam verificar as possibilidades e aplicações práticas de sementes tecnológicas (ou seja, os resultados de pesquisas básicas por universidades e etc.) em direção ao desenvolvimento dessas sementes em novas tecnologias essenciais.

Dunlop

Aguarde...

ou
ou