Frete Gratis Frete Grátis Para os estados do RJ e ES Ate 6x Sem Juros Até 6x Sem Juros no Cartão Compromisso Pague com Pix Ganhe Desconto clube-manaus Manaus Mais O Clube do Caminhoneiro

Grávida ao volante: 5 dicas essenciais para gestantes

Terra - 18/03/2022

Especialistas da fabricante de pneus Dunlop reúnem 5 dicas interessantes para garantir a segurança das motoristas gestantes e seus bebês

Uma dúvida muito comum entre as mulheres é saber até quando podem dirigir durante a gravidez. De acordo com a legislação de trânsito brasileira, esse tempo não está delimitado. Entretanto, além de sempre seguir as recomendações médicas e respeitar as características e situações individuais, alguns cuidados básicos devem ser tomados para garantir a segurança do bebê e da mamãe na direção.

Com a preocupação de como ficar confortável ao dirigir e até quando a gestante pode guiar o carro, a fabricante de pneus Dunlop reuniu abaixo 5 dicas interessantes para as mulheres que estão vivenciando esta fase tão importante. Confira.

1 - Se a gestante não tiver nenhuma restrição médica, é possível dirigir com segurança até cerca de 34 semanas (aproximadamente oito meses). Deve-se evitar no último mês porque a posição do bebê começa a comprimir a bacia, o que pode causar desconforto e cólicas.

2 - O cinto deve ser colocado da mesma forma de quando a mulher não está grávida. As gestantes precisam usar o cinto de segurança colocando a parte de ombro posicionada sobre a clavícula, ou seja, entre o pescoço e acima do braço, e a tira de baixo sob o abdômen, o mais baixo possível. O cinto de segurança nunca deve ficar sobre ou acima da barriga, e não se deve usar adaptadores que possam afrouxá-lo. Ele precisa ficar confortável e cruzar todo o peito.

3 - Para melhorar a tensão da região lombar, a gestante pode posicionar uma pequena almofada na região e ajustar a poltrona também para que o volante fique ligeiramente alto e inclinado em direção ao peito em vez de ficar na direção do abdômen.

4 - Após o parto, não há tempo exato para voltar a dirigir. Caso não haja restrição médica e a mulher tenha passado por uma cesariana, é recomendado voltar depois de 40 dias. Se o parto for normal, os obstetras afirmam que é possível voltar ao volante 15 ou 20 dias depois.

5 - Mulheres grávidas correm risco maior de ter queda de pressão, ou seja, sempre que possível é recomendado que a gestante seja uma passageira. É aconselhável evitar longos trajetos e viagens e, se possível, optar por serviços de táxi ou aplicativos de motorista particular, além da boa e velha carona.

Além das dicas para as motoristas gestantes, a Dunlop também relembra alguns pontos de manutenção preventiva do carro, sobretudo dos pneus. Eles são o único ponto de contato do carro com o solo, e possuem funções extremamente importantes na segurança do veículo, atuando como uma peça essencial no transporte de vidas. Confira alguns cuidados essenciais com os pneus:

“Entendemos que há mudanças de alguns hábitos no dia a dia durante uma gestação, e para as gestantes que dirigem frequentemente, reunimos estas dicas para mostrar que elas podem seguir sua rotina dirigindo normalmente adotando essas recomendações enquanto esperam seus bebês”, afirma Rodrigo Alonso, diretor de vendas e marketing da Dunlop.

Aguarde...

ou
ou